Obras de arte –
Possibilidades de criação
"Joan Miró"
"Vila Prades" - 1917
Miró nasceu em Barcelona, em 1893. Cursou a Escola de
Belas Artes de sua cidade e a Academia de Gali. Em 1919, visitou Paris, onde
foi contagiado por aspectos dos movimentos estéticos fovistas e dadaístas.
O Fovismo, movimento artístico que nasceu na França, tem
como características marcantes a simplificação das formas, o uso
indiscriminado e arbitrário das cores, a utilização de temas leves,
retratando emoções e a alegria de viver, não tinha intenção crítica.
O Dadaísmo
é caracterizado pela oposição a qualquer tipo de equilíbrio, pela combinação
de pessimismo irônico e ingenuidade radical, pelo ceticismo absoluto e
improvisação. Enfatizou o ilógico e o absurdo. Entretanto, apesar da aparente
falta de sentido, o movimento protestava contra a loucura da guerra. Assim,
sua principal estratégia era mesmo denunciar e escandalizar.
Miró era pressionado a estudar em cursos que o
capacitassem ao trabalho com o comércio. O resultado dessa pressão é que o
jovem Miró acabou por desistir de estudar, foi trabalhar no comércio e teve
uma profunda depressão, necessitando de tratamento de saúde.
A mente de Miró mostrou-se muito criativa ao longo de
sua vida. Durante os seus estudos de arte, por orientação dos seus
professores, treinava desenhar objetos que conhecia apenas pelo tato. Também
treinava pintando paisagens gravadas na mente. Ia a um lugar, observava e
depois voltava ao atelier para começar a trabalhar. Talvez esses exercícios,
somados a uma tendência natural, tenham feito de Miró uma mente privilegiada.
"Arlequim" - 1924
Joan Miró deixou-se influenciar prazerosamente por
todas as correntes de arte com que tomou contato. Influências cubistas,
surrealistas, abstracionistas são facilmente percebidas em seus trabalhos e a
maneira de ver dos cubistas combina fortemente com a sua visão das coisas.
No início dos anos 20, conheceu Breton e outros
artistas surrealistas. Na pintura “O Carnaval de Arlequim” – 1924 inaugurou
uma linguagem cujos símbolos remetem a uma fantasia inocente, sem as
profundezas das questões surrealistas em 1925.
"Lição de esqui" - 1966
Em 1928, viajou para a Holanda e pintou a tela
“Interiores Holandeses”. Em 1937, trabalhou pintando grandes murais, mais
tarde, em 1944, iniciou-se em cerâmica e escultura.
Miró alternou fases de dificuldades financeiras intensas
com fases de prosperidade, mas aos poucos foi afirmando-se como um artista do
primeiro time.
"Interiores Holandeses" - 1928
Essa forma interpretativa através de símbolos preenche
completamente grande parte dos seus quadros, onde tudo é mostrado unicamente
através de traços, símbolos e sugestões.
No final de sua vida Miró reduziu os elementos de sua
linguagem artística a pontos, linhas, alguns símbolos e a cor, passando a
usar basicamente o branco e o preto ou jogando tinta preta sobre as telas
depois de pintadas, deixando escorrer.
Morreu em 1983, em Palma de Mallorca, na Espanha.
Fonte: “Fazendo arte
com os mestres II” – Ivete Raffa – Ed. Escolar.
"Garden" - 1977
|
|
Atividades: Pintura em diferentes bases
utilizando o estilo de Joan Miró.
Objetivos:
a) Conhecer a vida e as obras de Joan Miró, as
características da sua pintura, as cores utilizadas, os temas abordados, etc.
b) Escolher uma obra da artista, fazer a leitura
formal e interpretativa.
c) Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes
materiais e técnicas, partindo dela.
Atividade 01 – “Garden” - Pintura de caixinha de
madeira
Material: caixinhas de madeira, Base acrílica branca para artesanato, Tinta para artesanato
PVA Acrilex, Crystal cola (várias cores) - Acrilex, lápis preto e pincel.
Modo de fazer:
a) Passe uma
demão de Base branca acrílica para artesanato nas caixinhas e espere secar.
Pinte a caixinha com Tinta PVA.
b) Inspirado
na obra “Garden” de Miró, faça um desenho sobre uma das partes da caixinha ou
faça um zoom na obra.
c) Faça os
contornos com Crystal Cola Brilliant preta. Espere secar.
d) Complete
o trabalho com a Crystal Cola Metallic, Glitter e Brilliant de várias cores.
e) Utilize
para colocar lápis, canetas, bijuterias, linhas ou outros utensílios que necessitar.
Atividade 02 – “Garden” - Montagem tridimensional
com EVA e Crystal Cola.
Material: EVA(várias cores), Cola para EVA
Acrilex, Crystal Cola Acrilex, palitos de churrasco ou arames móveis, cola quente e
base para fixação.
Modo de
fazer:
a) Inspirado
na obra “Garden” de Miró, recorte as formas em EVA de várias cores.
b) Com Cola
para EVA Acrilex cole as partes sobrepostas. Espere secar.
c) Cole
palito de churrasco por trás ou arames móveis.
d) Faça
texturas com Crystal Cola.
e) Sobre uma
base de fixação monte a obra.
f) Mude as
partes de lugar para formar outras obras.
Atividade 03 – “Garden” – Desenho raspado
Material: Giz de Cera Triangular Acrilex, Tinta Nanquim preta
Acrilex, pincel, ¼ de cartolina e clip.
Modo de fazer:
a) Pinte ¼
de cartolina com Giz de Cera Triangular. Pinte cada pedaço de uma cor.
b) Passe uma
demão de Tinta Nanquim preta sobre a pintura e espere secar.
c) A partir
da observação da obra “Garden” de Miró, faça o desenho sobre o trabalho. Raspe
com o clip algumas partes para que a obra apareça.
Conteúdos trabalhados:
- Leitura
formal, interpretativa, releitura, vida e obras Joan Miró.
- Linhas,
formas, sobreposição, volume, texturas, bi e tridimensão, composição, proporção,
harmonia e planos.
Técnicas trabalhadas:
- Pintura com linhas em relevo – Atividade 01
- Montagem tridimensional – Atividade 02
- Pintura raspada – Atividade 03
Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente apresente aos alunos as obras de
Joan Miró, escolha uma delas (sugestão – “Garden”).
- Escolhida a obra, façam a leitura formal (linhas,
formas, planos, cores, etc).
- No segundo momento faça a leitura
interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está representando? O que me
lembra? Qual a mensagem traz a obra, etc).
- Fale sobre o artista Joan Miró, seu estilo,
as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das linhas e das formas,
etc. Converse sobre as técnicas utilizadas por ele e como as obras de Miró
foram se modificando ao longo de sua carreira. Mostre que algumas obras são
feitas somente com linhas, outras misturam formas e linhas e outras somente
formas. - Fale com as crianças sobre o Dadaismo e o Fovismo, o que acontecia no
Brasil e no mundo na época e como esses
movimentos influenciaram Joan Miiró.
- Inspirado na obra escolhida, faça suas
próprias obras.
- Faça uma roda de conversa onde cada criança
mostrará sua criação e contará o que aprendeu com o desenvolvimento da
atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos
e quais os relembrados.
Obs: Plano de aula publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - "Educadores" - Edição -
Ivete Raffa
Arte
educadora e pedagoga
Cursos e Livros para professores
Cursos e Livros para professores
Nenhum comentário:
Postar um comentário