quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Obras de Arte - "Fernando Botero"

Fernando Botero
         

Fernando Botero nasceu em Medellín na Colômbia, no ano de 1932. Pintor, desenhista e escultor de grande originalidade. Conhecido pelas suas figuras obesas (sua marca) onde pode retratar, através delas, a família, o cotidiano, a vida burguesa, a cultura popular colombiana, animais, flores e personagens históricos. Seu estilo é inconfundível, único. 


No início de sua carreira, suas obras exprimem o caráter expressionista da pintura. Em março de 1955, Botero regressou ao seu país e suas obras, realizadas durante sua estadia na Itália, foram acolhidas pelo público como “demasiadamente clássicas”.  Depois de passar pelos Estados Unidos em 1957, Botero voltou a Bogotá como o mais importante artista da nova geração, trazendo na sua bagagem a vanguarda nova-iorquina e os modernistas mexicanos, ao lado da arte renascentista e do Barroco do Novo Mundo.



Com o passar do tempo, depois de inúmeras viagens, Botero se especializou em fazer paródias (releituras)  dos grandes mestres da pintura, como Dürer, Bonnard, Velázquez e David. Suas obras são bem humoradas, transmitindo leveza e suavidade.


Com várias exposições na Europa e nas Américas do Norte e do Sul, Fernando Botero foi premiado com o Primeiro Intercol, em Bogotá. Seus trabalhos estão presentes nos principais museus do mundo.




Em suas obras mais recentes, o artista retrata a violência e a tortura dos soldados americanos com os iraquianos. Vê-se em toda sua obra que Botero revela situações dramáticas, mas que prima por manter um grande interesse na estética.  Dentre os temas que Botero trabalha os que mais são retratados são cenas em família, pessoas alegres, dançando ou bailarinas e, hoje, temas sociais.


Atividades: Pintura, modelagem, recorte e colagem de bailarinas inspiradas nas obras de Fernando Botero com diferentes materiais,


Objetivos:
a)     Conhecer a vida e as obras de Fernando Botero, seu estilo e os temas por ele desenvolvidos.
b)     Inspirar-se nas obras desse artista e criar novas obras com diferentes materiais.
c)     Comparar as “bailarinas” de Degas com as “bailarinas” de Botero e trabalhar a igualdade entre os seres humanos, abordando o tema “bulling” com os alunos.


Atividade 01 – Bailarina – Técnica da pintura raspada


Material: cartolina branca, Giz de cera triangular ou “Meu 1º giz”, Tinta Nanquin preta ou Tempera Guache preta, Verniz Acrylfix (Acrilex), pincel e clip aberto ou agulha.

Modo de fazer:
a)    Pinte a folha de cartolina com o Giz de cera triangular ou o “Meu 1º giz”. Você poderá pintar utilizando todas as cores ou fazer a pintura monocromatica.
b)    Passe uma demão de Tinta Nanquin preta e espere secar. Passe uma segunda demão.
c)    Desenhe a bailarina e vá raspando com o clip nas linhas do desenho. A cor que está embaixo do giz de cera aparecerá fazendo com que a bailarina apareça vivamente.
d)    Espirre o Verniz Acrylfix sobre todo o trabalho para impermeabilizar e proteger para não descascar.


Atividade 02 – Vestindo a bailarina





Material:  cartolina branca, bloco Ecocores 21 cores (Novaprint), Marcador permanente preto, tesoura, Guache Glyter, Guache Metálico, Cola branca, Crystal Cola, Tinta Confetti, Lápis de cor Aquarelável, Big Canetas Hidrográficas , Tinta Nanquin (Acrilex) e purpurina.

Modo de fazer:
a) Observe as obras de Botero, principalmente as obras que retratam pessoas dançando e as bailarinas.
b) Desenhe uma bailarina bem gordinha na cartolina branca (característica de Botero). Recorte.
c)    Contorne a bailarina com Marcador permanente preto.
d)    Crie collants, saias, vestidos, etc. Faça com diferentes materiais
·         Collant vermelho e saia rosa – Guache metálico e Crystal cola Jelly.
·         Collant azul turquesa e saia azul claro – Guache Glyter e Crystal Cola Glyter prateada.
·         Collant (vários tons de rosa e lilás) e saia rosa – Lápis de Cor Aquarelável e Tinta Confetti.
·         Vestido azul e dourado – Papel color set azul, cola branca e gliter.
·         Collant colorido com saia branco azul – Big canetas Hidrocor.
·         Vestido vermelho – Tinta Nanquin aguada + Crystal Cola Jelly.

Atividade 03 – Bailarina – Pintura com textura em camiseta


Material:  camiseta branca, Canetas Acrilpen, Tinta Dimensional Ácqua (Aacrilex), desenho, cartolina e lápis.

Modo de fazer:
a) Faça o desenho de uma bailarina. Risque bem forte na cartolina branca.
b) Coloque a cartolina dentro da camiseta e vá fazendo o contorno da bailarina com as Canetas Acrilpen preta. Em seguida pinte a roupa da bailarina com as Canetas Acrilpen coloridas.
c) Finalize fazendo texturas com Tinta Dimensional Ácqua.

Desenvolvimento dos trabalhos  
- Pergunte aos seus alunos se conhecem Fernando Botero.
- Proponha que se dividam em grupos e façam uma pesquisa na sala de computação sobre esse pintor, suas características e os temas que ele desenvolve. Socializem.
- Pesquisem sobre Edgard Degas, pintor que também pintava bailarinas (Manual IV). Veja as diferenças. Conversem sobre isso e como cada um utilizava as cores, retratavam o biotipo das bailarinas, enfim, faça uma comparação entre elas. 
- Converse sobre as diferenças que temos em relação as outras pessoas, isto é, alguns são mais magros, outros mais gordinhos, outros são mais altos, mais brancos, mais morenos, mais baixinhos.
- Fale sobre a importância de aceitarmos todas as pessoas como realmente elas são.
- Converse sobre o bulling e os estragos que esse tipo de comportamento provoca nas pessoas. Sugira atitudes de respeito entre as pessoas.
- Peça que observem as bailarinas de Botero e que cada aluno desenhe sua própria bailarina. Fale sobre os movimentos que as bailarinas fazem, a dança individual, em duplas, em grupos, os tipos de danças que existem, as coreografias que fazem, etc.
- A partir daí pintem, modelem, recortem, colem, etc.
- Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.

Conteúdos trabalhados:
-  Fernando Botero – vida, obras e estilo
-  Edgard Degas – vida, obras e estilo
- Leitura formal, interpretativa, releitura, comparação entre as bailarinas de Botero e de Degas.
- Linhas, formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume e harmonia.

Técnicas trabalhadas:
- Atividade 01 – Pintura raspada – Giz de cera triangular e Tinta Nanquin preta.
- Atividade 02 – Vestindo a bailarina – Recorte, colagem e pintura – Guache Metálico, Guache Glytter, Crystal Cola, Lápis Aquarelável, Big Canetas Hidrográficas, Tinta Nanquim e Cola branca.
- Atividade 03 – Pintura com textura em camiseta – Canetas Acrilpen, Tinta Dimensional Acqua.

Possibilidades de trabalho
- Artes – História da Arte e todos os conteúdos das artes plásticas.
- Filosofia e Religião – Aceitação e respeito aos seres humanos como realmente são.
- Proponha que se inspirem em Botero e refaçam algumas de suas obras com diferentes materiais.

Obs: Plano de aula postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 15.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário