Fernando
Botero
Fernando Botero nasceu em
Medellín na Colômbia, no ano de 1932. Pintor, desenhista e escultor de grande
originalidade. Conhecido pelas suas figuras obesas (sua marca) onde pode
retratar, através delas, a família, o cotidiano, a vida burguesa, a cultura
popular colombiana, animais, flores e personagens históricos. Seu estilo é
inconfundível, único.
No início de sua carreira, suas obras exprimem o
caráter expressionista da pintura. Em março de 1955, Botero regressou ao seu
país e suas obras, realizadas durante sua estadia na Itália, foram acolhidas
pelo público como “demasiadamente clássicas”. Depois de passar pelos Estados Unidos em 1957,
Botero voltou a Bogotá como o mais importante artista da nova geração, trazendo
na sua bagagem a vanguarda nova-iorquina e os modernistas mexicanos, ao lado da
arte renascentista e do Barroco do Novo Mundo.
Com o passar do tempo,
depois de inúmeras viagens, Botero se especializou em fazer paródias
(releituras) dos grandes mestres da
pintura, como Dürer, Bonnard, Velázquez e David. Suas obras são bem humoradas,
transmitindo leveza e suavidade.
Com várias exposições na Europa e nas Américas do
Norte e do Sul, Fernando Botero foi premiado com o Primeiro Intercol, em
Bogotá. Seus trabalhos estão presentes nos principais museus do mundo.
Em suas obras mais recentes, o artista retrata a
violência e a tortura dos soldados americanos com os iraquianos. Vê-se em toda
sua obra que Botero revela situações dramáticas, mas que prima por manter um
grande interesse na estética. Dentre os
temas que Botero trabalha os que mais são retratados são cenas em família,
pessoas alegres, dançando ou bailarinas e, hoje, temas sociais.
Atividades: Pintura, modelagem, recorte e colagem
de bailarinas inspiradas nas obras de Fernando Botero com diferentes materiais,
Objetivos:
a)
Conhecer a
vida e as obras de Fernando Botero, seu estilo e os temas por ele
desenvolvidos.
b)
Inspirar-se
nas obras desse artista e criar novas obras com diferentes materiais.
c)
Comparar
as “bailarinas” de Degas com as “bailarinas” de Botero e trabalhar a igualdade
entre os seres humanos, abordando o tema “bulling” com os alunos.
Atividade 01 – Bailarina –
Técnica da pintura raspada
Material: cartolina branca, Giz de cera triangular ou “Meu 1º giz”, Tinta Nanquin
preta ou Tempera Guache preta, Verniz Acrylfix (Acrilex), pincel e clip aberto
ou agulha.
Modo de fazer:
a)
Pinte a
folha de cartolina com o Giz de cera triangular ou o “Meu 1º giz”. Você poderá
pintar utilizando todas as cores ou fazer a pintura monocromatica.
b)
Passe uma
demão de Tinta Nanquin preta e espere secar. Passe uma segunda demão.
c)
Desenhe a
bailarina e vá raspando com o clip nas linhas do desenho. A cor que está
embaixo do giz de cera aparecerá fazendo com que a bailarina apareça vivamente.
d)
Espirre o Verniz Acrylfix sobre todo o trabalho
para impermeabilizar e proteger para não descascar.
Atividade 02 – Vestindo a
bailarina
Material: cartolina branca, bloco Ecocores
21 cores (Novaprint), Marcador permanente preto, tesoura, Guache Glyter, Guache
Metálico, Cola branca, Crystal Cola, Tinta Confetti, Lápis de cor Aquarelável,
Big Canetas Hidrográficas , Tinta Nanquin (Acrilex) e purpurina.
Modo de fazer:
a) Observe
as obras de Botero, principalmente as obras que retratam pessoas dançando e as
bailarinas.
b) Desenhe
uma bailarina bem gordinha na cartolina branca (característica de Botero).
Recorte.
c)
Contorne
a bailarina com Marcador permanente preto.
d)
Crie collants, saias, vestidos, etc. Faça com
diferentes materiais
·
Collant vermelho
e saia rosa – Guache metálico e Crystal cola Jelly.
·
Collant azul
turquesa e saia azul claro – Guache Glyter e Crystal Cola Glyter prateada.
·
Collant (vários
tons de rosa e lilás) e saia rosa – Lápis de Cor Aquarelável e Tinta Confetti.
·
Vestido
azul e dourado – Papel color set azul, cola branca e gliter.
·
Collant colorido
com saia branco azul – Big canetas Hidrocor.
·
Vestido
vermelho – Tinta Nanquin aguada + Crystal Cola Jelly.
Atividade 03 – Bailarina – Pintura
com textura em camiseta
Material: camiseta branca, Canetas Acrilpen,
Tinta Dimensional Ácqua (Aacrilex), desenho, cartolina e lápis.
Modo de fazer:
a) Faça o
desenho de uma bailarina. Risque bem forte na cartolina branca.
b) Coloque a
cartolina dentro da camiseta e vá fazendo o contorno da bailarina com as
Canetas Acrilpen preta. Em seguida pinte a roupa da bailarina com as Canetas
Acrilpen coloridas.
c) Finalize
fazendo texturas com Tinta Dimensional Ácqua.
Desenvolvimento
dos trabalhos
-
Pergunte aos seus alunos se conhecem Fernando Botero.
-
Proponha que se dividam em grupos e façam uma pesquisa na sala de computação
sobre esse pintor, suas características e os temas que ele desenvolve.
Socializem.
-
Pesquisem sobre Edgard Degas, pintor que também pintava bailarinas (Manual IV).
Veja as diferenças. Conversem sobre isso e como cada um utilizava as cores, retratavam
o biotipo das bailarinas, enfim, faça uma comparação entre elas.
-
Converse sobre as diferenças que temos em relação as outras pessoas, isto é,
alguns são mais magros, outros mais gordinhos, outros são mais altos, mais brancos,
mais morenos, mais baixinhos.
-
Fale sobre a importância de aceitarmos todas as pessoas como realmente elas
são.
-
Converse sobre o bulling e os estragos que esse tipo de comportamento provoca
nas pessoas. Sugira atitudes de respeito entre as pessoas.
-
Peça que observem as bailarinas de Botero e que cada aluno desenhe sua própria
bailarina. Fale sobre os movimentos que as bailarinas fazem, a dança
individual, em duplas, em grupos, os tipos de danças que existem, as
coreografias que fazem, etc.
-
A partir daí pintem, modelem, recortem, colem, etc.
-
Faça uma roda de conversa onde as crianças contarão o que aprenderam com o
desenvolvimento da atividade, como foi o processo de criação, quais os novos
conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
Conteúdos trabalhados:
- Fernando
Botero – vida, obras e estilo
- Edgard Degas – vida, obras e estilo
-
Leitura formal, interpretativa, releitura,
comparação entre as bailarinas de Botero e de Degas.
- Linhas,
formas, cores, composição, sobreposição, textura, movimento, volume e harmonia.
Técnicas
trabalhadas:
-
Atividade 01 – Pintura raspada – Giz de cera triangular e Tinta Nanquin preta.
-
Atividade 02 – Vestindo a bailarina – Recorte, colagem e pintura – Guache
Metálico, Guache Glytter, Crystal Cola, Lápis Aquarelável, Big Canetas
Hidrográficas, Tinta Nanquim e Cola branca.
-
Atividade 03 – Pintura com textura em camiseta – Canetas Acrilpen, Tinta
Dimensional Acqua.
Possibilidades
de trabalho
- Artes
– História da Arte e todos os conteúdos das artes plásticas.
-
Filosofia e Religião – Aceitação e respeito aos seres humanos como realmente
são.
-
Proponha que se inspirem em Botero e refaçam algumas de suas obras com
diferentes materiais.
Obs: Plano de aula postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 15.
Ivete
Raffa
Arte educadora e pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário