“Bichinhos de
jardim”
Jardim – Local de
aprendizagem
Às
vezes, basta um vaso com uma planta verde dentro de casa para alegrar todo o
ambiente. Se essa planta florir, tornará tudo ainda mais alegre, com mais vida.
Imagine se puder ter um espaço para cultivar um jardim. Por menor que ele seja,
você poderá juntar diferentes espécies e criar um espaço esteticamente
harmonioso, bonito e diferente.
As plantas
As
plantas precisam de água, ar, luz, nutrientes e calor. Elas tem a capacidade de
captar a energia solar e transformá-la em energia química (alimento) por meio
de um processo chamado fotossíntese. A fotossíntese desempenha outro papel
importante na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico
liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina e,
ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
A
água e os sais minerais são retirados do solo pela raiz da planta e chegam até
as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol,
por sua vez, também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância
que dá a coloração verde às folhas. Dessa forma a clorofila e a energia solar
transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao
longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela
utiliza parte desse alimento para viver e crescer, a outra parte fica
armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.
Partes das plantas
Raízes – Fixam a planta no solo, absorvem a
água, os sais minerais e os conduzem até o caule.
Caules – Ajudam a suportar a planta e leva nutrientes
até as folhas.
Folhas – Realizam a fotossíntese e respiração
e a transpiração de toda a planta.
Flores – Realizam a reprodução dos vegetais
com a ajuda do vento, dos pássaros e os insetos que fazem o transporte do pólen
entre as plantas.
Frutos – Resultam da fecundação e
desenvolvimento das flores.
As
plantas são seres vivos e, por isso, são incapazes de ter um crescimento
saudável na ausência de luz. Elas precisam da luz, água e nutrientes.
Planta x animais - pode
ser uma convivência harmoniosa?
Em
todo ecossistema o equilíbrio ecológico é mantido graças a uma série de
relações, algumas positivas; outras, negativas. Uma relação altamente positiva
é a que ocorre entre os insetos voadores e as flores.
A
polinização das flores é muito importante para a preservação das matas,
florestas, pomares e jardins. Esse processo é realizado pelos insetos e
pássaros.
Um exemplo de relação negativa é o que
ocorre entre o gafanhoto e as plantações. O gafanhoto, um predador voraz que
vive em enormes bandos, é capaz de destruir rapidamente plantações inteiras.
Portanto
é necessário que todos os elementos que compõem um ecossistema: fauna, flora e
micro-organismos, juntamente com o ambiente que é composto pelos elementos
solo, água e atmosfera mantenham entre si um equilíbrio. A alteração de um único elemento causa
modificações em todo o sistema, podendo ocorrer perdas irreparáveis.
Se
por exemplo, ocorrer uma grande infestação de lagartas nas plantas de um jardim
e não forem tomadas providências rapidamente, poderá haver uma destruição total
ou de parte do jardim.
No
jardim encontramos diferentes animais que convivem de forma harmoniosa entre
si: joaninhas, borboletas, libélulas, caracóis, grilos, tesourinhas, minhocas,
abelhas, centopeias, etc.
Sugestão de trabalho
Objetivos:
a) Refletir
sobre as plantas, os animais e a convivência harmoniosa entre eles num jardim.
b) Conhecer
um pouco da vida de cada animalzinho que vive num jardim, seus hábitos, o ciclo
de vida e a relação com os humanos.
c) Criar
os bichinhos de jardim mais conhecidos com diferentes materiais.
Desenvolvimento
do trabalho
a) Fale
aos seus alunos sobre as plantas, as necessidades delas para crescer, florir e
frutificar. Fale sobre as necessidades de água, luz e nutrientes.
b) Leve
os alunos até um jardim e peça que observem as plantas, localizem as partes,
vejam as formas, as cores e, principalmente, procurem pelos animaizinhos que
vivem no local. As crianças acharão centopeias, tatuzinhos, joaninhas,
borboletas, etc.
c) Divida
as crianças em grupos e faça um sorteio dos bichinhos de jardim. Cada grupo deverá
pesquisar sobre um bichinho. Pesquise sobre o ciclo de vida, os hábitos, como
se alimentam e como se dá a relação com os humanos. Peça que socializem para
que todas as crianças saibam sobre todos os bichinhos.
d) Proponha
que construam os bichinhos com diferentes materiais (tintas, sucatas,
massinhas, papel mache, etc).
e) Se
for possível, peça às crianças que, em grupos, criem uma história sobre as
plantas, flores e bichinhos de jardim; escrevam, ensaiem e apresentem aos
demais alunos da escola.
Sistematização
da aprendizagem
a) Converse
com seus alunos sobre o que aprenderam com esse projeto:
- Já tinham prestado atenção
nos animais que vivem no jardim? O que aprenderam sobre cada um?
- Quais os conteúdos que
relembraram e o que aprenderam com esse projeto?
Fonte – “Reciclando com Arte – Bichinhos
de Jardim” – autora Ivete Raffa
Atividade – Bichinhos de Jardim – Papel Mache
Material: Papel mache, Base branca acrílica para
artesanato, Tinta Acrílica, Cola Glitter, Guache Glitter, Guache Metálico,
Crystal cola, Cola transparente, arame flexível, olhinhos móveis, jornal e
tesoura.
Modo de fazer – Joaninha,
Centopeia, Borboletas, Aranha, Caracol, Abelha, Formiga e Tatuzinho
a) Prepare
o Papel Mache seguindo as instruções da embalagem. Modele as partes dos animaizinhos
e espere secar.
b) Em
seguida, passe uma demão de Base branca acrílica para artesanato em todas as
partes. Pinte as partes com Guache Glitter, Metálico ou Tinta Acrílica.
c) Junte
as partes com cola transparente, coloque olhinhos móveis e anteninhas com arame
flexível.
I - Joaninha
II - Centopeia
III - Aranha
IV - Caracol
V - Tatuzinho
VI - Borboleta
VII - Abelha
VIII - Formiga
Obs:
Plano de aula publicado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br
– link “Educadores” – Edição 19.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Amiga Ivete..que projeto mais fofo..também não poderia ser diferente!!
ResponderExcluirAmei e vou postar no meu mais novo cantinho pedagógico com o crédito com certeza..
Muito obrigada em compartilhar esse carinho..
Beijo grande de sua sempre amiga e fã...
Claudinha..