sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Arte ou Artesanato?

Arte ou  Artesanato?


          O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização para a confecção de algum produto.

          As pessoas se apropriam da própria cultura para produzirem objetos cujo objetivo, na maioria das vezes, é a venda. Sendo assim, o artesão faz repetitivamente objetos, uma vez que possui habilidades para tal e o produto de seu trabalho está diretamente ligado à questão da tradição do país. Os artesãos passam seu conhecimento para os filhos, para os netos e, dessa forma vão mantendo viva a técnica, criando novas peças e, às vezes, diversificando os materiais utilizados.


          Hoje, o artesanato é utilizado também como terapia, como atividade contra o stress do dia a dia, como lazer, de forma lúdica ou para tratamento psíquico.
          Quando fazemos artesanato não temos a preocupação ou a intenção de trabalhar os conteúdos das artes plásticas como: pontos, linhas, formas, texturas, cores, sobreposição, perspectiva e outros. Busca-se a beleza, a funcionalidade e, quase sempre, o retorno financeiro.

          A Arte se apropria da mesma cultura mas usa esta linguagem de uma outra maneira, como forma de expressão. A cultura de um povo é que vai mostrar sua Arte, ou seja, a Arte retrata a cultura dentro do momento histórico em que está sendo produzida.

          A diferenciação entre Arte e Artesanato dá-se então na forma como que se apropriam da cultura. A linguagem utilizada é que fará a diferença.



Arte-educação e Artesanato na ESCOLA


          Apesar da arte estar muito ligada ao artesanato e o artesanato muito ligado à arte, na escola o enfoque é bem diferente.

          Na sala de aula as aulas de Artes devem contemplar uma das quatro linguagens (Dança, Música, Teatro e Artes Plásticas ou Visuais) e sempre devem trazer conhecimento ao aluno: histórico cultural, técnicas e conteúdos de arte, relembrando os já conhecidos e inserindo conteúdos novos. Devem também desenvolver a criatividade e a própria expressão artística. Para que isso fique mais claro veja o exemplo abaixo:

1)    Aula de artesanato em pintura (tema – flor):
Modalidade 01 – Artesanato direcionado
- É dado um molde ou um risco do desenho para que seja transferido para a base (caixinha de madeira, por exemplo) e os alunos seguirão os passos propostos pela professora, exemplo:
. Pinte o fundo de rosa
. Pinte as flores de acordo com o modelo (caixinha pintada que em muitos casos são colocadas na frente dos alunos para que sigam as cores e contornos).
- Ao final, todos os alunos terão o mesmo resultado final. Os alunos tinham o mesmo desenho e todos pintaram com as mesmas cores.


Modalidade 02 – Artesanato livre
- A professora proporá que os alunos pintem uma caixinha de madeira, por exemplo. Eles pintarão o fundo da cor que quiserem e farão a “decoração” da caixinha livremente. Não houve um estudo inicial sobre um determinado tema ou assunto, cada criança faz o que quer ou segue um modelo proposto.
Às vezes desenvolvem a atividade para presentear as mães ou pais nas datas comemorativas.
Observação: No artesanato não há a intenção de reforçar conteúdos aprendidos ou de aprender novos, cada um se expressa livremente.



2)    Aula de arte educação em pintura (tema – flor) – caixinha de madeira:
. Relembre as quatro estações do ano.
.  Converse sobre a germinação das plantas e as partes dela (raiz, caule, folhas, frutos e flores).
. Peça às crianças que observem as plantas e questione:
. Todas as plantas ficam do mesmo tamanho? Tem o mesmo formato?
. Como são as folhas? Todas as plantas florescem? Como são as flores? São separadas? Em cachos? Pencas? Qual o formato das flores? São achatadas? Possuem volume? Quantas pétalas possuem? Todas têm o mesmo número de pétalas? E as cores? Apresentam apenas uma cor ou várias cores na mesma flor?
. Mostre obras (pinturas) de artistas que retrataram flores.
. Escolha uma obra e faça a leitura formal e interpretativa.
- A partir do momento que o assunto foi discutido, as diferentes imagens fazem parte do repertório da criança, é a hora que desafiá-los a criar.
Pode-se pedir que cada um desenhe uma flor inspirada em alguma flor que conheça, obra de arte ou imagem ou que crie uma flor inédita.

Releituras do "Vaso de Flores" de Aldemir Martins

- Peça que pintem. A sugestão poderá ser para que pintem com as cores quentes, ou frias, ou com monocromia (vários tons de uma mesma cor), policromia (todas as cores, preto e branco, etc. Pode-se pedir que definam um ponto de luz no trabalho e pintem com luz e sombra (veja os passos da pintura no Manual III, página 09).
- Sugira que experimentem diferentes materiais. Pode-se aproveitar para ensinar uma técnica de pintura, recorte e colagem, textura, etc.
- Ao final, junte todos os trabalhos, relembre a atividade desde o início e converse com seus alunos sobre o que aprenderam, sobre os conteúdos presentes na atividade, etc.

Na arte educação existe o objetivo de estar sempre relembrando conteúdos, aprendendo novos e desafiando os alunos à criação, à expressão própria, nunca à cópia. Os resultados serão todos diferentes, uma vez que cada criança tem um olhar e um jeito diferente de se expressar.



Sistematização da aprendizagem

a) Qual a Linguagem da Arte foi trabalhada na atividade acima?
(    ) Música
(    ) Dança
(    ) Teatro
( x ) Artes Plásticas e visuais

b) Qual modalidade foi trabalhada na atividade acima?
( x ) Desenho
(    ) Recorte e Colagem
(    ) Impressão
(    ) Tridimensão
( x ) Pintura

c) Quais as técnicas trabalhadas?
Resp: Desenho simples e pintura chapada com texturas de Crystal Cola.

d) Quais os conteúdos de artes foram trabalhados?
Resp: Linhas, formas, cores, composição, harmonia, equilíbrio, história da arte e outros.

Ivete Raffa
Livros e cursos para professores
www.iveteraffa@uol.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário