Arte
ou Artesanato?
O artesanato é tradicionalmente a produção de caráter familiar, na
qual o produtor (artesão) possui os meios de produção (sendo o proprietário da
oficina e das ferramentas) e trabalha com a família em sua própria casa,
realizando todas as etapas da produção, desde o preparo da matéria-prima, até o
acabamento final; ou seja, não havendo divisão do trabalho ou especialização
para a confecção de algum produto.
As pessoas se apropriam da própria cultura para
produzirem objetos cujo objetivo, na maioria das vezes, é a venda. Sendo assim,
o artesão faz repetitivamente objetos, uma vez que possui habilidades para tal
e o produto de seu trabalho está diretamente ligado à questão da tradição do
país. Os artesãos passam seu conhecimento para os filhos, para os netos e,
dessa forma vão mantendo viva a técnica, criando novas peças e, às vezes,
diversificando os materiais utilizados.
Hoje, o artesanato é utilizado também
como terapia, como atividade contra o stress do dia a dia, como lazer, de forma
lúdica ou para tratamento psíquico.
Quando fazemos artesanato não temos a
preocupação ou a intenção de trabalhar os conteúdos das artes plásticas como:
pontos, linhas, formas, texturas, cores, sobreposição, perspectiva e outros.
Busca-se a beleza, a funcionalidade e, quase sempre, o retorno financeiro.
A Arte se apropria da mesma cultura mas usa esta linguagem de uma
outra maneira, como forma de expressão. A cultura de um povo é que vai mostrar
sua Arte, ou seja, a Arte retrata a cultura dentro do momento histórico em que
está sendo produzida.
A diferenciação entre Arte e
Artesanato dá-se então na forma como que se apropriam da cultura. A linguagem
utilizada é que fará a diferença.
Arte-educação e Artesanato na ESCOLA
Apesar da arte estar muito ligada ao
artesanato e o artesanato muito ligado à arte, na escola o enfoque é bem
diferente.
Na sala de aula as aulas de Artes
devem contemplar uma das quatro linguagens (Dança, Música, Teatro e Artes Plásticas
ou Visuais) e sempre devem trazer conhecimento ao aluno: histórico cultural, técnicas
e conteúdos de arte, relembrando os já conhecidos e inserindo conteúdos novos.
Devem também desenvolver a criatividade e a própria expressão artística. Para
que isso fique mais claro veja o exemplo abaixo:
1) Aula de artesanato em pintura (tema – flor):
Modalidade 01 – Artesanato direcionado
- É dado um molde ou um risco do desenho para
que seja transferido para a base (caixinha de madeira, por exemplo) e os alunos
seguirão os passos propostos pela professora, exemplo:
. Pinte o fundo de rosa
. Pinte as flores de acordo com o modelo (caixinha pintada que em muitos casos são colocadas na frente dos alunos para que sigam as cores e contornos).
- Ao final, todos os alunos terão o mesmo
resultado final. Os alunos tinham o mesmo desenho e todos pintaram com as
mesmas cores.
Modalidade 02 – Artesanato livre
- A professora proporá que os alunos pintem uma
caixinha de madeira, por exemplo. Eles pintarão o fundo da cor que quiserem e
farão a “decoração” da caixinha livremente. Não houve um estudo inicial sobre um
determinado tema ou assunto, cada criança faz o que quer ou segue um modelo
proposto.
Às vezes desenvolvem a atividade para
presentear as mães ou pais nas datas comemorativas.
Observação: No
artesanato não há a intenção de reforçar conteúdos aprendidos ou de aprender
novos, cada um se expressa livremente.
2) Aula de arte educação em pintura (tema – flor) – caixinha
de madeira:
. Relembre as quatro estações do ano.
. Converse sobre a germinação das plantas e as
partes dela (raiz, caule, folhas, frutos e flores).
. Peça às crianças que observem as plantas e
questione:
. Todas as plantas ficam do mesmo tamanho? Tem
o mesmo formato?
. Como são as folhas? Todas as plantas
florescem? Como são as flores? São separadas? Em cachos? Pencas? Qual o formato
das flores? São achatadas? Possuem volume? Quantas pétalas possuem? Todas têm o
mesmo número de pétalas? E as cores? Apresentam apenas uma cor ou várias cores
na mesma flor?
. Mostre obras (pinturas) de artistas que
retrataram flores.
. Escolha uma obra e faça a leitura formal e
interpretativa.
- A partir do momento que o assunto foi
discutido, as diferentes imagens fazem parte do repertório da criança, é a hora
que desafiá-los a criar.
Pode-se pedir que cada um desenhe uma flor inspirada
em alguma flor que conheça, obra de arte ou imagem ou que crie uma flor
inédita.
Releituras do "Vaso de Flores" de Aldemir Martins
- Peça que pintem. A sugestão poderá ser para
que pintem com as cores quentes, ou frias, ou com monocromia (vários tons de
uma mesma cor), policromia (todas as cores, preto e branco, etc. Pode-se pedir
que definam um ponto de luz no trabalho e pintem com luz e sombra (veja os
passos da pintura no Manual III, página 09).
- Sugira que experimentem diferentes materiais.
Pode-se aproveitar para ensinar uma técnica de pintura, recorte e colagem,
textura, etc.
- Ao final, junte todos os trabalhos, relembre
a atividade desde o início e converse com seus alunos sobre o que aprenderam,
sobre os conteúdos presentes na atividade, etc.
Na arte educação existe
o objetivo de estar sempre relembrando conteúdos, aprendendo novos e desafiando
os alunos à criação, à expressão própria, nunca à cópia. Os resultados serão
todos diferentes, uma vez que cada criança tem um olhar e um jeito diferente de
se expressar.
Sistematização da
aprendizagem
a) Qual a Linguagem da Arte foi trabalhada na
atividade acima?
( )
Música
( )
Dança
( )
Teatro
( x ) Artes Plásticas e visuais
b) Qual modalidade foi trabalhada na atividade
acima?
( x ) Desenho
( )
Recorte e Colagem
( ) Impressão
( ) Tridimensão
( x ) Pintura
c) Quais as técnicas
trabalhadas?
Resp: Desenho
simples e pintura chapada com texturas de Crystal Cola.
d) Quais os
conteúdos de artes foram trabalhados?
Resp: Linhas,
formas, cores, composição, harmonia, equilíbrio, história da arte e outros.
Ivete
Raffa
Livros e cursos para professores
www.iveteraffa@uol.com.br
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