Projeto: “Mandalas”
Mandala é a palavra sânscrita que significa
círculo, uma representação geométrica da dinâmica relação entre o homem e o cosmo. De fato, toda mandala é a exposição
plástica e visual do retorno à unidade pela delimitação de um espaço sagrado e
atualização de um tempo divino.
Nas
sociedades primitivas, o ciclo cósmico, que tinha a imagem de uma trajetória
circular (circunferência), era identificado como o ano. O simbolismo da
santidade e eternidade do templo aparece claramente na estrutura mandálica dos
santuários de todas as épocas e civilizações. A mandala representa para o homem o seu abrigo interior
onde se permite um reencontro com Deus.
A mandala pode ser utilizada na
decoração de ambientes, na arquitetura, ou como instrumento para o desenvolvimento
pessoal e espiritual. Acredita-se que a mandala pode restabelecer a saúde
interior e exterior e que ela pode ser usada para a cura emocional, que refletirá
positivamente em nosso estado físico, deixando os seres humanos com mais saúde
e vigor.
Na arte podemos ver as mandalas retratadas de
várias formas, nas abóbadas das grandes catedrais européias, nos vitrais de
Chartres, nas auréolas dos santos, em pratos e porcelanas chinesas e gregas, na
arte indígena e rupestre. Atualmente muitos artistas pintam e desenham
lindas mandalas decorativas para comporem ambientes, o objetivo é somente
decorativo, não espiritual.
Também a astrologia utiliza a forma mandálica
para diagramar o zodíaco. O diagrama astrológico contém doze setores de 30
graus cada um, onde estão colocados os signos do zodíaco e que correspondem às
doze constelações de estrelas fixas, as quais conservam até hoje o mesmo nome
que na Antigüidade: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra,
Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário, e terminando a Mandala Astrológica
por Peixes.
Um exemplo bem típico brasileiro de
mandala, a partir da arquitetura,
é a planta superior da Catedral
de Brasília.
Catedral de Brasília – Forma
mandálica
Atividades: - Confeccionar mandalas utilizando
diferentes bases e os mais diferentes materiais.
Objetivos:
- Proporcionar
às crianças o conhecimento das mandalas desde a pré história (utilização
espiritual) até os nossos dias (utilização espiritual ou decorativa).
-
Trabalhar com simetria, linhas, formas, cores e texturas sobre bases circulares.
I – Mandala com Textura Criativa e
Crystal Cola
Material: Textura Criativa ouro, Crystal Cola
prata, Tinta Acrílica fosca preta (Acrilex), base
circular de isopor, cartolina, lápis, pincel, tesoura e espátula.
Modo
de fazer – Mandala 01:
a) Pinte
a base circular de isopor com a Tinta Acrílica fosca.
b) Corte
um círculo de cartolina do tamanho da base de isopor.
c) Dobre
a cartolina ao meio, novamente ao meio e mais uma vez ao meio.
d) Risque
nas laterais formas circulares ou retas e recorte.
e) Ao
abrir você terá uma “toalha vazada”. Coloque-a sobre a base de isopor pintada.
f) Espalhe
com a espátula a Textura Criativa ouro preenchendo todas as formas vazadas.
g) Retire
a cartolina. Espere secar.
h) Decore
com a Crystal Cola prata. Cole lantejoulas, pérolas ou contas sobre o
trabalho.
Modo
de fazer – Mandala 02:
a) Recorte
um círculo de papelão do tamanho da base circular de isopor da Mandala 01.
b)
Corte
um círculo de papelão, de cor diferente, maior que o primeiro (+ ou - 1,5 cm.
c) Cole
o menor sobre o maior.
d) Cole
a cartolina que você utilizou para fazer a Mandala 01, toda “pintada” com a
Textura Criativa ouro, sobre os círculos de papelão.
e) Com
Crystal Cola prata decore sua mandala.
II – Mandala – CD com Crystal cola
Material: CD, Crystal Cola (Acrilex), papel, tesoura e
lápis.
Modo
de fazer:
a) Risque
no papel ou na cartolina um círculo do tamanho do CD. Recorte.
b) Faça
desenhos simétricos para formar a mandala.
c) Transfira
com lápis para o CD.
d) Com
Crystal Cola vá preenchendo as formas, os círculos até que a mandala esteja pronta.
e) Se
quiser, complete com pérolas, lantejoulas, vidrilhos, etc.
III – Mandala em prato prateado
Material: prato plástico prateado e Crystal Cola (Acrilex).
Modo
de fazer:
a)
Recorte
um círculo em papel do mesmo tamanho do prato.
b)
Faça
um esboço de uma mandala. Pinte.
c)
Com
Crystal Cola faça a mandala sobre o prato plástico prateado.
IV – Mandalas com lápis de cor ou guache
As
mandalas acima, fizeram parte de um projeto onde se uniu matemática
(geometria) e arte (cor). Foi desenvolvido pela prof. Maíra Leandra Alves. em
2006, na cidade de Viamão, região metropolitana de Porto Alegre no RS, na escola
EMEF Apolinário Alves dos Santos, com alunos de 10 a 13 anos, os quais
construíram seus próprios conceitos e definições matemáticas a partir das
formas geométricas que utilizaram.
“Neste trabalho procurei abordar uma
Geometria menos pragmática, pois percebi que quando os alunos compreendem o que
estão fazendo, o conhecimento parece ser mais saboroso, trazendo-lhes mais
confiança e, consequentemente, mais ousadia no desenvolvimento das atividades.
O resultado desse trabalho deu origem a um livro e a um panô montado com as
mandalas criadas por eles.” – Prof. Maíra Leandra Alves.
Conteúdos trabalhados:
- História das mandalas
desde seu surgimento na Pré-história até os nossos dia.
- Matemática: linhas, formas,
ângulos e simetria.
- Desenho,
cores, linhas, formas, proporção, composição e texturas.
Técnicas
trabalhadas:
- Impressão,
Pintura e Recorte e colagem – Textura Criativa sobre papelão – Ativ. 01
- Desenho
com texturas sobre CD – Crystal Cola – Ativ. 02.
- Pintura
e desenho com texturas sobre prato de festa – Ativ. 03
-
Desenho e pintura sobre papel com lápis de cor ou guache + composição – Ativ.
04
Encaminhamento
do trabalho:
-
Pergunte aos seus alunos se eles conhecem ou já viram uma mandala.
- Fale
sobre as mandalas da Pré-história, das abóbadas das igrejas, do mistério que
envolve o assunto.
- Peça que pesquisem os diferentes tipos de mandalas que existem.
- Relembre
as linhas, as formas geométricas e simetria. Proponha que as crianças construam
suas próprias mandalas com diferentes materiais.
- Instigue os alunos a construírem mandalas com sementes, grãos, pedacinhos de
espelho, etc.
-
Exponha as mandalas para toda a escola.
Observação: Projeto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição nº 10.
Ivete Raffa
Arte
educadora e pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário