A evolução da escrita
Escrita ou grafia
consiste na utilização de sinais
(símbolos) para exprimir as ideias humanas. A grafia é uma tecnologia de comunicação, historicamente
criada e desenvolvida na sociedade
humana, basicamente consiste em registrar marcas em um suporte.
Mesmo
que habitualmente a função central atribuída à escrita seja a de registro de
informações, não se pode negar sua relevância para a difusão de informações e a
construção de conhecimentos. Acredita-se que tenham criado a escrita a partir dos simples desenhos de
ideogramas: por exemplo, o desenho de uma maçã a
representaria, e um desenho de duas pernas poderia representar tanto o conceito
de andar como de ficar em pé.
A partir daí os símbolos tornaram-se mais
abstratos, terminando por evoluir em símbolos sem aparente relação aos
caracteres originais. Por exemplo, a letra M em português na verdade vem
de um hieróglifo egípcio que retratava ondas na água do mar e
representava o mesmo som.
Importância da escrita
Geralmente a linha divisória entre a pré-história e a história é
atribuída ao tempo em que surgiram os registros escritos. A importância da
escrita para a história e para a conservação de registros vem do fato de que
estes permitem o armazenamento e a propagação de informações não só entre
indivíduos (privilégio também da linguagem), mas também por gerações.
Desenvolvimento e evolução da
escrita
A escrita se desenvolveu de
forma independente em várias regiões do planeta, incluindo o Oriente Médio, a China, o Vale do Rio Indo (atual Paquistão), a América Central e a bacia
oriental do Mar Mediterrâneo.
Os
sistemas de escrita evoluíram de forma autônoma e não sofreram influências
mútuas, ao menos em seus primórdios. Possivelmente, as escritas mais antigas
são a escrita cuneiforme e os hieróglifos.
Ambos sistemas de escrita
foram criados há cerca de 5500 anos, entre sumérios e egípcios. Os hieróglifos originaram-se no Antigo Egito e a escrita cuneiforme na Mesopotâmia, (atual Iraque).
Em geral, ao longo da história e, principalmente nos seus primórdios, a
escrita e a sua interpretação ficavam restritas às camadas sociais dominantes, isto é, aos
sacerdotes e à nobreza, embora a escrita fenícia, tivesse fins essencialmente
comerciais. A alfabetização somente se difundiu lentamente entre camadas mais
significativas das populações após a Idade Média.
O surgimento da escrita
Uma das principais consequências do surgimento das cidades e dos Estados
foi a escrita, criada por volta de 3500 a.C. Com a escrita, o ser humano criou
uma forma de registrar suas ideias e de se comunicar. A linguagem escrita é
especial porque permite que a vida que levamos hoje seja conhecida pelas
gerações que virão depois de nós.
Desenhos nas cavernas - A escrita surgiu inicialmente através dos desenhos feitos nas
cavernas com sangue de animais, folhas e terra, que contavam fatos ocorridos
entre os povos como o abatimento de um bizão, a guerra entre eles, as caçadas
bem sucedidas, enfim, eles tinham necessidade de divulgar o que estava
acontecendo.
Escrita cuneiforme – Consistia em “escrever” sobre uma placa mole de argila, de maneira que
a “escrita” ficasse afundada com o instrumento utilizado (cunha).
Escrita hieróglifa – Consistia em “escrever” com tintas sobre uma base que poderia ser
pedra ou papiro.
Projeto – “A evolução da escrita”
Desenvolvimento
do projeto
a) Inicialmente pergunte às crianças o que elas achavam
que aconteceria se vivessem num mundo onde não existisse a escrita.
b) Converse sobre a importância da escrita para
a comunicação, para a universalização das sociedades e fale sobre a escrita que acontece de forma diferente em cada país (árabes, japoneses, portugueses, alemães...).
c) Peça que pesquisem sobre os diferentes tipos
de escrita que existem na atualidade.
d) Solicite que as crianças leiam o livro de
Ruth Rocha “Nicolau tinha uma idéia” e, a partir dessa leitura, vendo que cada
um tem uma idéia, é possível juntar todas elas e desenvolver um carrinho,
objeto ou outra coisa. O que importa é juntar as ideias.
Proponha que as crianças reescrevam toda a história através de desenhos.
e) Proponha atividades que mostrem a Evolução da Escrita desde a Pré história até os dias atuais.
Atividades
Atividade
01 – Pintura rupestre com relevo
A arte
rupestre é o nome dado as gravuras feitas em abrigos, cavernas,
paredes, tetos rochosos e também em superfícies rochosas ao ar livre, as mais
antigas foram datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em
lugares protegidos pelas ações da natureza.
Material: Cartolina
branca, Cola branca e Giz de cera triangular (Acrilex).
Modo de
fazer:
a) Após o estudo da Arte rupestre, dos desenhos
nas cavernas (registros em desenhos de fatos ocorridos nas civilizações), as
crianças deverão fazer desenhos inspirados na época.
b) Deverão contornar todo o desenho com cola
branca (camada grossa) e esperar secar.
c) Deverão pintar com giz de cera (deitado)
vagarosamente. O desenho feito com a cola branca aparecerá.
Atividade
02 – Pintura rupestre com esponja - Painel
Material:
Cartolina branca e colorida (Novaprint), Papel Kraft, esponja, Tinta guache marrom e
tesoura (Acrilex).
Modo de
fazer:
a) Após o estudo da Arte Rupestre, dos desenhos dos
animais desenhados nas cavernas, desenhe animais e guerreiros na cartolina colorida.
Recorte-os.
b) Espalhe os animais e guerrilheiros sobre uma
folha de cartolina branca ou papel Kraft.
c) Molhe a esponja no guache marrom e carimbe
toda a superfície. Segure-as para que não saiam do lugar durante o processo.
d) Retire os moldes. Você verá que onde estavam
os desenhos ficou da cor do papel original e, o restante, ficou colorido.
Atividade
03 – ESCRITA CUNEIFORME - Impressão em argila ou Papel mache
Os babilônicos fizeram a primeira escrita através de
códigos – “CUNEIFORME”. Usavam lajotas de barro mole e um pequeno bastão de
madeira ou ferro para desenhar os códigos.
Material: Papel Mache, Tinta Acrílica ou guache (Acrilex) e palito de sorvete.
Modo de
fazer:
Papel Mache – Prepare o Papel Mache
de acordo com as instruções da embalagem. Se quiser, misture à massa um pouco
de tinta guache ou acrílica da cor marrom claro. Modele o papel mache com as
mãos fazendo um “tijolo” fino. Com o palito
de sorvete escreva sobre ele. Espere secar.
Atividade
04 – ESCRITA HIERÓGLIFA – Escrita grega
Há uns 2500 anos, os gregos começaram a usar
sempre a indicação do som da vogal, combinando aos outros sons dando origem ao
alfabeto.
O nosso alfabeto nasceu do alfabeto grego.
Material: cortiça, Marcador Permanente preto, durex colorido azul
Modo de
fazer:
a) Recorte um retângulo da folha de cortiça.
b) Com o Marcador Permanente, escreva as letras
gregas e como são lidas.
c) Observe como o alfabeto grego possui muitas
letras parecidas com nosso alfabeto.
A
escrita e suas variações até chegar ao alfabeto atual.
Os Gregos registravam os fatos ocorridos em
seu território através dos HIERÓGLIFOS (desenhos / letras) sobre papiro.
O papiro (papel artesanal) foi usado pela primeira vez em 4000
a.C. e se transformou na maior exportação do Egito. Foi produzido sob monopólio
de estado, com o processo de produção sendo secretamente guardado.
O papiro era feito de pequenos e finos pedaços do talo da cana do
papiro, molhado por três dias até clarear. Os pedaços são colocados em toalha
de linho, primeiro horizontalmente e então verticalmente. Eles são empilhados e
colocados para secar ao sol. Quando o papel foi inventado na China em 105 DC, a
produção de papiro foi interrompida. Em 1965, um cientista egípcio redescobriu
o segredo da fabricação.
Papel artesanal (papiro) – Rale papéis já
utilizados e coloque de molho por uma noite.
No dia seguinte, jogue essa mistura dentro de
uma bacia plástica com mais ou menos 3 litros de água, mecha bem e coloque uma
peneira fina dentro da bacia, por baixo da massa e retire o que conseguir.
Deixe secar de um dia para o outro e retire essa película da peneira (papel
artesanal).
Material: Papel
artesanal e Cola colorida, Crystal Cola ou Tinta Dimensional (Acrilex).
Modo de
fazer:
a)
Faça os hieróglifos sobre o papel artesanal
com Cola colorida, Crystal Cola ou Tinta Dimensional mostrando as variações do
alfabeto.
Atividade
05 – PERGAMINHO
As canetas tinteiro usam tinta a base de água
(Nanquim). Os primeiros registros históricos de seu surgimento datam do século
X. Seu uso se popularizou no século XVIII, quando as técnicas de produção
avançaram. Hoje podemos escrever com inúmeros tipos de canetas, inclusive
canetas descartáveis.
Material: Penas
de aves ou palito de churrasco, Tinta Nanquim, Giz de cera triangular (Acrilex) e papel
kraft
Modo de
fazer:
a) Rasgue o papel Kraft nos quatro lados. Pinte
com o Giz triangular (marrom) deitado.
b) Molhe a pena ou palito de churrasco na Tinta
Nanquin e vá escrevendo.
A máquina de escrever, máquina
datilográfica ou máquina de datilografia
É um instrumento mecânico, electromecânico ou eletrônico com teclas que, quando apertadas, causam a impressão de
caracteres num documento, em geral de papel.
O método pelo qual uma máquina de escrever deixa a
impressão no papel varia de acordo com o tipo de máquina. Habitualmente é causado
pelo impacto de um elemento metálico, com um alto relevo do carácter a imprimir, numa fita com tinta que em contato com o papel é depositada na sua superfície.
No fim do século XX tornou-se rara a utilização de
máquinas de escrever, ela foi sendo substituída pelo computador.
Computador é uma máquina capaz de variados tipos de tratamento automático
de informações ou processamento
de dados.
Exemplos de computadores incluem o ábaco, a calculadora, o computador
analógico e o computador
digital. Um
computador pode prover-se de inúmeros atributos, dentre eles armazenamento
de dados, processamento
de dados, cálculo em grande escala, desenho
industrial,
tratamento de imagens gráficas, realidade virtual, entretenimento e cultura.
Com os computadores, podemos escrever textos e,
depois de escritos, mudar o tipo das letras, o tamanho, grifar, enfim, o
computador tem inúmeros recursos que, em décadas atrás não se pensava que podiam
existir. Hoje, assistimos filmes, falamos com pessoas em outras cidades ou
países através de e-mails ou skype, portanto podemos dizer que sua utilidade é
tão abrangente e seu campo de atuação tão vasto, que seria difícil encontrar
entre as grandes invenções algo a ele comparável.
Atividade
06 – NOTEBOOK DE SUCATA
Em 1981 surgiu o primeiro notebook (caderno) que pesava
12 kgs. Com o passar do tempo, eles foram ficando cada vez mais potentes, leves
e práticos. Hoje, eles fazem parte da vida moderna e através deles e da
internet móvel, podemos escrever textos, acessar notícias, fazer transações
bancárias, enfim, estamos conectados a tudo o tempo todo.
Material: caixa
de camisa ou envelopes (papelão), Primer, Tinta Acrílica cinza, Cola para EVA,
Crystal Cola (Acrilex) branca, EVA branco e preto, tesoura, estampa impressa de tela de
computador.
Modo de
fazer:
a) Cole uma das partes da tampa da caixa na
lateral da caixa (notebook).
b) Passe Primer no notebook. Espere secar. Pinte
com Tinta Acrílica cinza metálico. Cole a impressão de tela de computador na
tampa do notebook.
c) Recorte um retângulo de EVA branco e cole
sobre a caixa (teclado). Corte quadradinhos de EVA preto e cole com a Cola de
EVA sobre o branco.
d) Com Crystal Cola branca, escreva as letras e
os números.
Atividade
07 – CELULAR – EVA
O primeiro celular foi desenvolvido pela Ericsson em 1956
e pesava 40 quilos. Depois veio o celular da Motorola que media 25 cm de
comprimento, 7 cm de largura e pesava 1 kg. Atualmente os celulares possuem
cada vez mais funções. Antes só os usávamos como telefones, hoje, escrevemos
mensagens, acessamos a internet e estamos em contato com o mundo 24 horas por
dia.
Material: Cola
para EVA. EVA, Marcador Permanente (Acrilex), olhinhos móveis e tesoura.
Modo de
fazer:
a) Crie um celular diferente dos que tem no
mercado, ele poderá ter uma forma geométrica diferente, poderá ser um
animalzinho, casinha, etc.
b) Recorte as partes no EVA da cor escolhida.
c) Cole as partes com a Cola de EVA.
d) Faça os números com o Marcador permanente,
Observação: O
projeto “A evolução da escrita” foi desenvolvido pela professora Adriana Caetano da Silva, do Instituto
de Educação Galileu Galilei de SP com uma turma de 3º ano em 2010.
Observação 02 - Projeto postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição
Observação 02 - Projeto postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição
Ivete Raffa
Cursos e livros para professores
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Como professora de história gostei muito dos textos e como professora de artes amei os trabalhos.
ResponderExcluirComo professora de história gostei muito dos textos e como professora de artes amei os trabalhos.
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