Projeto: “Móbiles / Estábiles”
A
origem latina do termo (mobile)
remete à ideia de "móbil", movimento. Nas artes visuais, a noção é
empregada para nomear esculturas, muitas vezes abstratas, compostas de
materiais leves, suspensos no espaço por meio de fios. As peças, movimentadas
pelo ar (vento), se caracterizam pelo equilíbrio, leveza e harmonia.
Alexander
Calder, escultor norte-americano de reputação internacional (Filadélfia, 1898 -
Nova York, 1976). Calder tornou-se famoso por suas esculturas chamadas móbiles,
que receberam este nome porque se movimentam quando impulsionadas por correntes
de ar.
Os
móbiles de Calder são construções abstratas, feitas com pedaços de lâminas metálicas
e arames, que permanecem delicadamente suspensos.
Em 1932, Marcel Duchamp (1887 - 1968) usou a
palavra para fazer referência a algumas esculturas do norte-americano Alexander
Calder (1898 - 1976). Os trabalhos eram formados por formas planas de metal,
algumas pintadas, equilibradas em fios de arame fino que as mantinham
suspensas. Os móbiles moviam-se ao sabor da aragem mais suave, produzindo
efeitos mutáveis em função da luz.
Formado como engenheiro mecânico - o
que explica também o seu interesse precoce pela pesquisa dos materiais e pelas
máquinas - Calder, em seus primeiros trabalhos como pintor, se destaca pela
habilidade em passar a ideia de movimento usando uma única linha.
Em seguida,
começa a construir esculturas de arame, a primeira delas um relógio solar com a
forma de galo, datada de 1925. Dois anos depois, atua como projetista de
brinquedos móveis para a Gould Manufacturing Company. Nos anos de 1930, já
conhecido por seus retratos e, sobretudo, por suas esculturas em arame, passa a
integrar o grupo Abstraction-Création, no interior do qual lança-se no abstracionismo.
As pesquisas abstratas de Calder se
beneficiam da abstração
geométrica de Piet Mondrian (1872 - 1944), cujo ateliê
ele visita em 1930. A ambição de Calder é levar a construção abstrata para o
espaço, o que o leva a definir seus trabalhos como "Mondrian móveis",
embora a influência de Miró sobre seus móbiles também aconteça.
A nova
plasticidade na pintura, sistematizada por Mondrian e Theo van Doesburg (1883 -
1931) - a recusa do espaço pictórico tridimensional, da linha curva, da
modelagem, das texturas e da idéia de arte como representação - tem impacto
decisivo nas construções de Calder, na predileção que suas peças possuem, pelas
cores primárias e, sobretudo, pela ênfase na relação entre os elementos da
composição. Se Calder, como Mondrian, também anseia por uma arte que siga as
leis matemáticas do universo, para ele esta não poderia ser estática, mas
dotada de movimento, como o próprio universo.
Calder
também passou a construir estábiles, nome usado pela primeira vez pelo artista
Jean Arp. Os estábiles são parecidos com os móbiles, com a diferença de que não
se movem. Mais tarde, Calder criou obras que são combinações de elementos dos
móbiles e estábiles.
Atividades: - Confeccionar móbiles com papéis
marmorizados com diferentes técnicas.
Objetivos:
- Proporcionar
às crianças o conhecimento de móbiles, movimentos e técnicas de marmorização.
-
Trabalhar com a técnica de dobradura (origami) para confeccionar diferentes
elementos para a confecção de móbiles.
I – Móbile - borboletas
Material: papel sulfite, papel color set (Novaprint), Big
Canetas Hidrográfica (Acrilex), cola branca, tesoura, linha de bordar, fio prateado elástico e
borrifador de água.
Modo
de fazer:
a)
Marmorização
do papel
1)
Pinte
uma folha de sulfite com as Big Canetas Hidrográficas (cada pedaço de uma cor).
2)
Borrife
água sobre o papel pintado e espere secar.
b)
Borboletas
1) Corte dois quadrados sendo que um deles
tenha 10 cm de lado e o outro 7 cm de lado.
2) Dobre cada quadrado como uma sanfoninha
no sentido diagonal.
3) Junte as duas sanfoninhas pelo centro,
amarrando-as.
4) Abra as asas da borboleta e cole o
corpinho cortado em color set.
5) Amarre um fio prateado em cada borboleta
para montar o móbile.
II – Móbile - Araras
Material: papel sulfite 90 g/m², Guache
Glytter, Crystal Cola (Acrilex), cola branca, pincel, tesoura, olhos móveis e fio
prateado elástico.
Modo
de fazer:
a) Marmorização do papel
1)
Pinte
uma folha de sulfite com Guache Glytter. Utilize a técnica das batidinhas,
misturando duas cores.
Araras
1) Corte um quadrado com 12 cm de lado.
2) Dobre-o diagonal e depois ao meio.
3) Faça a dobradura do bico da arara.
4) Dobre duas linhas para definir o corte
do rabo e das asas.
5) Corte o rabo e, em seguida, as asas.
6) Cole os olhinhos móveis.
7) Amarre um fio prateado em cada arara
para montar o móbile.
8) Monte o móbile utilizando quantas araras
quiser.
III – Móbile - Peixes
Material: papel sulfite 90 g/m², Tinta Nankin (Acrilex), água,
olhos móveis, tesoura, cola branca e fio elástico prateado.
Modo
de fazer:
a)
Marmorização
do papel
1)
Molhe
uma folha de papel sulfite com água. Pingue quatro ou cinco gotas de Tinta Nankin
sobre ela em locais separados.
2) Mexa
a folha para que a Tinta Nankin vá se espalhando e, consequentemente, marmorizando
o papel. Espere secar.
b)
Peixes
1)
Corte
quadrados de diferentes tamanhos nos papéis marmorizados com Tinta Nankin.
2)
Dobre
os peixinhos seguindo a sequência abaixo. No último quadro, corte dos dois
lados para formar o rabinho do peixe.
3)
Cole
os olhos móveis.
4)
Coloque
fio elástico prateado nos peixes e monte o móbile.
Conteúdos trabalhados:
- Móbiles e estábiles – Alexander
Calder, artista que introduziu os móbiles no mundo das artes plásticas.
- Linhas, formas, cores,
ângulos, simetria, proporção, movimentos e tri dimensão.
Técnicas
trabalhadas:
- Pintura
marmorizada com Big Canetas Hidrográfica – Móbile das borboletas.
-
Pintura marmorizada com Guache Glytter – Móbile das araras.
-
Pintura marmorizada com Tinta Nankin – Móbile dos peixes.
Encaminhamento
do trabalho:
- Fale
sobre os móbiles, Alexander Calder e as diferentes maneiras que ele introduziu
os móbiles ao mundo.
-
Converse sobre os móbiles decorativos e os móbiles artísticos, criativos.
- Fale
sobre o movimento que eles produzem a partir da incidência de vento sobre os
elementos do móbile.
-
Listem as várias possibilidades de se fazer e apresentar um móbile.
- Proponha
aos alunos que marmorizem papéis com diferentes tintas e, com eles, construam
com a técnica do origami, diferentes elementos para se construir móbiles.
-
Converse com os alunos e pergunte o que aprenderam com esse projeto.
- Exponha
os móbiles para a escola e para os pais.
Observação - Projeto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição nº 12.
Observação - Projeto publicado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição nº 12.
Ivete Raffa
Livros pedagógicos e cursos de Capacitação para professores
Amei as ideias. Bjs
ResponderExcluirLindo!!! Adorei as ideias. Bjs
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