terça-feira, 20 de setembro de 2016

Projeto - "Bichinhos de jardim"

“Bichinhos de jardim”


Jardim – Local de aprendizagem 
Às vezes, basta um vaso com uma planta verde dentro de casa para alegrar todo o ambiente. Se essa planta florir, tornará tudo ainda mais alegre, com mais vida. Imagine se puder ter um espaço para cultivar um jardim. Por menor que ele seja, você poderá juntar diferentes espécies e criar um espaço esteticamente harmonioso, bonito e diferente.


As plantas
As plantas precisam de água, ar, luz, nutrientes e calor. Elas tem a capacidade de captar a energia solar e transformá-la em energia química (alimento) por meio de um processo chamado fotossíntese. A fotossíntese desempenha outro papel importante na natureza: a purificação do ar, pois retira o gás carbônico liberado na nossa respiração ou na queima de combustíveis, como a gasolina e, ao final, libera oxigênio para a atmosfera.
A água e os sais minerais são retirados do solo pela raiz da planta e chegam até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta. A luz do sol, por sua vez, também é absorvida pela folha, através da clorofila, substância que dá a coloração verde às folhas. Dessa forma a clorofila e a energia solar transformam os outros ingredientes em glicose. Essa substância é conduzida ao longo dos canais existentes na planta para todas as partes do vegetal. Ela utiliza parte desse alimento para viver e crescer, a outra parte fica armazenada na raiz, caule e sementes, sob a forma de amido.


Partes das plantas
Raízes – Fixam a planta no solo, absorvem a água, os sais minerais e os conduzem até o caule.
Caules – Ajudam a suportar a planta e leva nutrientes até as folhas.
Folhas – Realizam a fotossíntese e respiração e a transpiração de toda a planta.
Flores – Realizam a reprodução dos vegetais com a ajuda do vento, dos pássaros e os insetos que fazem o transporte do pólen entre as plantas.
Frutos – Resultam da fecundação e desenvolvimento das flores.

As plantas são seres vivos e, por isso, são incapazes de ter um crescimento saudável na ausência de luz. Elas precisam da luz, água e nutrientes.



Planta x animais - pode ser uma convivência harmoniosa?
Em todo ecossistema o equilíbrio ecológico é mantido graças a uma série de relações, algumas positivas; outras, negativas. Uma relação altamente positiva é a que ocorre entre os insetos voadores e as flores.
A polinização das flores é muito importante para a preservação das matas, florestas, pomares e jardins. Esse processo é realizado pelos insetos e pássaros.
Um exemplo de relação negativa é o que ocorre entre o gafanhoto e as plantações. O gafanhoto, um predador voraz que vive em enormes bandos, é capaz de destruir rapidamente plantações inteiras.
Portanto é necessário que todos os elementos que compõem um ecossistema: fauna, flora e micro-organismos, juntamente com o ambiente que é composto pelos elementos solo, água e atmosfera mantenham entre si um equilíbrio.  A alteração de um único elemento causa modificações em todo o sistema, podendo ocorrer perdas irreparáveis.
Se por exemplo, ocorrer uma grande infestação de lagartas nas plantas de um jardim e não forem tomadas providências rapidamente, poderá haver uma destruição total ou de parte do jardim.
No jardim encontramos diferentes animais que convivem de forma harmoniosa entre si: joaninhas, borboletas, libélulas, caracóis, grilos, tesourinhas, minhocas, abelhas, centopeias, etc.


Sugestão de trabalho

Objetivos:
a)  Refletir sobre as plantas, os animais e a convivência harmoniosa entre eles num jardim.
b) Conhecer um pouco da vida de cada animalzinho que vive num jardim, seus hábitos, o ciclo de vida e a relação com os humanos.
c) Criar os bichinhos de jardim mais conhecidos com diferentes materiais.

Desenvolvimento do trabalho
a) Fale aos seus alunos sobre as plantas, as necessidades delas para crescer, florir e frutificar. Fale sobre as necessidades de água, luz e nutrientes.
b) Leve os alunos até um jardim e peça que observem as plantas, localizem as partes, vejam as formas, as cores e, principalmente, procurem pelos animaizinhos que vivem no local. As crianças acharão centopeias, tatuzinhos, joaninhas, borboletas, etc.
c) Divida as crianças em grupos e faça um sorteio dos bichinhos de jardim. Cada grupo deverá pesquisar sobre um bichinho. Pesquise sobre o ciclo de vida, os hábitos, como se alimentam e como se dá a relação com os humanos. Peça que socializem para que todas as crianças saibam sobre todos os bichinhos.
d) Proponha que construam os bichinhos com diferentes materiais (tintas, sucatas, massinhas, papel mache, etc).
e) Se for possível, peça às crianças que, em grupos, criem uma história sobre as plantas, flores e bichinhos de jardim; escrevam, ensaiem e apresentem aos demais alunos da escola.


Sistematização da aprendizagem
a) Converse com seus alunos sobre o que aprenderam com esse projeto:
- Já tinham prestado atenção nos animais que vivem no jardim? O que aprenderam sobre cada um?
- Quais os conteúdos que relembraram e o que aprenderam com esse projeto?

Fonte – “Reciclando com Arte – Bichinhos de Jardim” – autora Ivete Raffa


Atividade – Bichinhos de Jardim – Papel Mache


Material: Papel mache, Base branca acrílica para artesanato, Tinta Acrílica, Cola Glitter, Guache Glitter, Guache Metálico, Crystal cola, Cola transparente, arame flexível, olhinhos móveis, jornal e tesoura.

Modo de fazer – Joaninha, Centopeia, Borboletas, Aranha, Caracol, Abelha, Formiga e Tatuzinho
a) Prepare o Papel Mache seguindo as instruções da embalagem. Modele as partes dos animaizinhos e espere secar.
b) Em seguida, passe uma demão de Base branca acrílica para artesanato em todas as partes. Pinte as partes com Guache Glitter, Metálico ou Tinta Acrílica.
c)  Junte as partes com cola transparente, coloque olhinhos móveis e anteninhas com arame flexível.

 I - Joaninha


 II - Centopeia


 III - Aranha



 IV - Caracol


V - Tatuzinho


VI - Borboleta


VII - Abelha


VIII - Formiga


Obs: Plano de aula publicado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br – link “Educadores” – Edição 19.

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga

Um comentário:

  1. Amiga Ivete..que projeto mais fofo..também não poderia ser diferente!!
    Amei e vou postar no meu mais novo cantinho pedagógico com o crédito com certeza..
    Muito obrigada em compartilhar esse carinho..
    Beijo grande de sua sempre amiga e fã...
    Claudinha..

    ResponderExcluir