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Fábula – “A cigarra e a formiga”
O que é uma fábula?
A fábula
é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente
desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na
Grécia antiga.
Esopo
inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos
diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava
transmitir sabedoria de caráter moral ao homem. Assim, os animais, nas fábulas,
tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou
qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a
astúcia; a formiga, o trabalho etc.
É uma
narrativa inverossímil, com fundo didático. Quando os personagens são seres
inanimados ou objetos, a fábula recebe o nome de apólogo. A temática é variada
e contempla tópicos como a vitória da fraqueza sobre a força, da bondade sobre
a astúcia e a derrota de preguiçosos.
A fábula
já era cultivada entre assírios e babilônios, no entanto foi o grego Esopo
quem consagrou o gênero. La Fontaine foi outro
grande fabulista, imprimindo à fábula grande refinamento. George Orwell, com sua Revolução dos Bichos (Animal
Farm), compôs uma fábula (embora em um sentido mais amplo e de sátira
política).
As
literaturas portuguesa e brasileira também cultivaram o gênero com Sá de Miranda, Diogo Bernardes, Manoel de Melo, Bocage, Monteiro Lobato e outros. Uma fábula é um conto em que as personagens falam sendo
animais e que há sempre uma frase a ensinar-nos alguma coisa para não
cometermos erros. As fábulas são
narrativas curtas onde os personagens são animais e, sempre no final, mostra
uma lição de moral!
A cigarra e a formiga
Tendo a cigarra, em cantigas,
Folgado todo o verão,
Achou-se em penúria extrema,
Na tormentosa estação.
Folgado todo o verão,
Achou-se em penúria extrema,
Na tormentosa estação.
Não lhe restando migalha
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.
Rogou-lhe que lhe emprestasse,
pois tinha riqueza e brio,
Algum grão com que manter-se,
Té voltar o aceso Estio.
Que trincasse, a tagarela
Foi valer-se da formiga,
Que morava perto dela.
Rogou-lhe que lhe emprestasse,
pois tinha riqueza e brio,
Algum grão com que manter-se,
Té voltar o aceso Estio.
– Amiga – diz a cigarra
– Prometo, à fé de animal,
Pagar-vos, antes de Agosto,
Os juros e o principal.
– Prometo, à fé de animal,
Pagar-vos, antes de Agosto,
Os juros e o principal.
A formiga nunca empresta,
Nunca dá; por isso, junta.
– No verão, em que lidavas?
– À pedinte, ela pergunta.
Nunca dá; por isso, junta.
– No verão, em que lidavas?
– À pedinte, ela pergunta.
Responde a outra: – Eu cantava
Noite e dia, a toda a hora.
– Oh! Bravo! – torna a formiga
– Cantavas? Pois dança agora!
Noite e dia, a toda a hora.
– Oh! Bravo! – torna a formiga
– Cantavas? Pois dança agora!
Os que não pensam no dia de amanhã, pagam sempre um alto preço por sua
imprevidência.
Atividade: Representação da fábula “A cigarra e
a formiga” através da pintura de uma tela e da colagem das personagens sobre
ela.
Objetivos:
a) Conhecer a fábula “A cigarra e a formiga” e fazer
uma reflexão sobre a importância do trabalho para a sobrevivência, bem estar e
convívio social.
b) Representar a fábula com técnicas de pintura,
origami, recorte e colagem.
Pintura em tela
Material: Tela para pintura, Textura Criativa (amarela,
azul, verde e marrom), pincel O54 nº 10, Tinta Dimensional preta, Crystal cola
da Acrilex, Cola branca, Bloco Ecocores Papel que se Dobra da Novaprint, régua,
tesoura e olhos móveis.
Modo de
fazer:
a)
Utilizando
a técnica da pintura chapiscada (batidinhas do pincel), pinte a tela com a
Textura Criativa. Comece pelo céu, depois a vegetação e por último o chão ou
gramado.
b)
Enquanto
o trabalho seca, corte no papel Ecocores Papel que se Dobra, um quadrado com 10
cm de lado, para medir utilize a régua.
c)
Faça a
dobradura da cigarra conforme desenho.
d)
Desenhe
uma formiga em papel marrom ou preto da seguinte forma: desenhe uma oval média,
ao lado dela uma oval pequena e em seguida uma oval grande. Recorte.
e)
Cole a
cigarra e a formiga sobre a tela pintada.
f)
Cole os
olhinhos móveis, faça as pernas com Tinta Dimensional preta ou Caneta
permanente. Cole a folha sobre a formiga e o violão do lado da cigarra.
Conteúdos
trabalhados:
- Gêneros
textuais – fábulas - Leitura e escrita
- Linhas,
formas, cores, medidas, composição, sobreposição, harmonia, textura e planos.
Técnicas
trabalhadas:
- Pintura
chapiscada, origami, recorte e colagem.
Possibilidades de trabalho:
- Inicialmente fale para os seus alunos sobre as
fábulas e as diferentes maneiras que são apresentadas (poesia ou narrativas).
- Fale sobre as características das fábulas: os
personagens são animais e sempre, no final, existe a moral da história.
- Leia para os alunos a fábula “A cigarra e a
formiga”. Aproveite para trabalhar as palavras chaves da fábula.
- Converse com eles sobre a importância do trabalho
em nossas vidas, os benefícios que ele nos traz, fale sobre cooperação e
convívio social.
- Proponha que façam uma pintura sobre tela e
representem a fábula através da dobradura, recorte e colagem.
- Faça com os alunos a apreciação estética dos
trabalhos mostrando que mesmo partindo de um mesmo tema, todos os resultados
são diferentes e é essa diversidade que faz com que cada trabalho seja único e
significativo.
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
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