Obras
de arte – Possibilidades de criação
“Paul Klee” – O
pintor que queria reinventar o mundo
Paul
Klee nasceu em Berna, Suíça, em 1879. Seus pais eram professores de música e
ainda menino aprendeu a tocar violino. Adorava ouvir contos de fadas contados
por sua avó. Gostava de desenhar e pintar, mas seus desenhos eram muito
diferentes dos desenhos dos meninos de sua idade.
"Jardins da Tunísia" - 1919
Foi para Munich em 1898 estudar arte, depois estudou na
Itália. Seus trabalhos eram feitos com desenhos e gravuras em metal (técnica da
água forte). Em 1906 começou a expor suas obras em Berna, Zurique e Basiléia. Visitou
Robert Dalaunay (pintor cubista) em Paris e se encantou com suas obras. Começou
a pintar utilizando muitas linhas, formas e “grandes pontos de luz”.
Em 1920, Klee foi convidado a ensinar na Bauhaus
(principal escola de arte da Europa). Com Kandinsky, Feininger e Jawlensky, formavam
“Os quatro cavaleiros azuis”. As obras realizadas durante esse período estão
cheias de imagens misteriosas e são repletas de cores.
"Paul Klee 01" - 1922
Paul fez inúmeras experiências com materiais de pintura e
gravação. Inovou o campo das artes com suas obras de estilos inovadores. Era
extremamente criativo. Fez uma série de pinturas inspiradas em van Gogh,
Cézanne, Matisse e outros representantes da escola francesa. Nessa época Paul
escreveu muitos artigos sobre a arte, que segundo os críticos, já são verdadeiras
rupturas com a arte tradicional e o nascimento da arte moderna, principalmente
a arte abstrata.
Além do enorme reconhecimento de sua arte na Europa, o
trabalho de Klee atravessou o Atlântico e foi exibido em Nova York em
1924. Ele foi considerado o pai da
pintura abstrata, sua pintura assume um caráter figurativo, oscilando entre o
impressionismo e o surrealismo.
Paul não se ocupava em pintar problemas sociais ou
políticos como muitos pintores do seu tempo. Ele gostava muito de pintar a
fantasia, o encantamento, queria reinventar o mundo. Em 1935 já bastante
doente, continuava pintando, mas suas obras passaram a ter elementos
esquematizados, linhas e, aos poucos, foram se transformando em ideogramas.
"Paul Klee 03" - 1923
Klee experimentou muitos materiais de expressão, em
alguns momentos suas obras eram pintadas com tinta a óleo, outros, aquarela,
outros tinta e verniz, etc. Estava sempre buscando novos materiais, novos
traços, novas técnicas, enfim estava sempre à procura do novo. Faleceu em 1940.
Pintou aproximadamente 9.000 obras, a maioria em tamanhos bem pequenos.
Fonte: “Fazendo arte com
os mestres I” – Ivete Raffa – Ed. Escolar.
Senécio (1922) é uma das obras mais famosas do pintor suíço Paul
Klee.
Nela, o
rosto humano surge esquematizado, dividido em retângulos pelo uso da cor. Por
outro lado, vários quadrados estão contidos num círculo representando a face
com máscara e mostrando a face multicoloria de um arlequim.
"Sinésio" - 1922
O retrato do artista Senécio pode ser considerado um
símbolo da mudança da relação entre a arte, ilusão e o mundo do drama. “Levar
uma linha a passear” era como Klee descrevia seu estilo único, inspirado por
uma paixão pela música e um interesse pelos sonhos e as incongruências do
subconsciente, combinando inocência com sofisticação.
Atividades:
Representação de algumas obras de Paul Klee com diferentes materiais.
Objetivos:
a) Conhecer a vida e as obras de Paul Klee, as características da sua pintura, as cores utilizadas, os temas abordados, etc.
Objetivos:
a) Conhecer a vida e as obras de Paul Klee, as características da sua pintura, as cores utilizadas, os temas abordados, etc.
b)
Escolher uma obra da artista, fazer a leitura formal e interpretativa.
c)
Apropriar-se da obra e criar obras inéditas, com diferentes materiais e
técnicas, partindo dela.
Sugestão
01 – Representação da obra “O prisioneiro” com sucata
Material: Primer, Tinta PVA para Artesanato, Tinta
Dimensional preta da Acrilex, bandeja de isopor, duas garrafas de isopor, palitos
de churrasco e cola quente.
Modo de fazer:
a) Corte
as duas garrafas PET de maneira que uma tenha o dobro de altura da outra.
b) Passe duas camadas de Primer. Espere secar.
c) Pinte com Tinta Acrílica PVA da cor que escolher.
d) Inspirando-se na obra “O Prisioneiro”, faça os desenhos com a
Tinta Dimensional preta.
e) Passe um palito de churrasco por dentro de uma das garrafas e
encaixe a outra parte (cabeça).
f) Coloque “O prisioneiro”
sobre a bandeja de isopor e, com os palitos de churrasco, monte a prisão.
Atividade
02 – “O prisioneiro” – Pintura em relevo sobre juta
Material:
papelão, juta, fita dupla face, Tinta Dimensional preta.
Modo
de fazer:
- Faça um desenho inspirado na
obra “O prisioneiro” de Paul Klee. Reserve.
- Encape um pedaço de papelão com
juta e fita dupla face.
- Transfira o desenho para a juta
e passe sobre ele a Tinta dimensional preta.
Atividade 03 – “O
prisioneiro” – Guache – Pintura respingada
Material:
guache, cartolina, desenho recortado inspirado na obra “O
prisioneiro”, peneirinha, escovinha de dentes.
Modo
de fazer:
- Coloque o desenho recortado
sobre a cartolina.
- Coloque a tinta guache na
peneirinha (distante 20 cm da cartolina). Passe a escovinha de dentes
sobre o guache de maneira que ele “respingue” sobre a cartolina.
- Depois de seco, tire o desenho
recortado, aparecerá o desenho na cor da cartolina.
Atividade 04 - “Senecio” (Homem velho)
– Papel mache sobre tela
Material:
tela quadrada (16,5 x 16,5), papel mache, cola transparente, Tintas Acrylic
colors para tela, Guache metálico, pincel e Crystal cola.
Modo de fazer:
- Prepare o papel mache seguindo
as instruções da embalagem.
- Inspirado na obra “Senecio” de
Paul Klee, modele a cabeça. Deixe secar de um dia para outro.
- Pinte a tela com a Tinta Acrylic colors, da cor que preferir. Pinte as partes modeladas com o papel mache com Guache metálico.
- Faça os acabamentos com guache
metálico preto.Faça os olhos com Crystal cola.
- Cole sobre a tela com a Cola
transparente.
Conteúdos
trabalhados:
- Leitura formal, interpretativa,
releitura, vida e obras Paul Klee.
- Linhas, formas, paralelas,
perpendiculares, sobreposição, volume, texturas, bi e tridimensão,
composição, proporção, harmonia e planos.
Técnicas
trabalhadas:
- Pintura chapada sobre sucata e
montagem tridimensional – Atividade 01
- Desenho definido por linhas em
relevo – Atividade 02
- Desenho definido por respingos
de guache – Atividade 03
- Modelagem, colagem e pintura sobre tela – Atividade 04
Possibilidades
de trabalho:
- Inicialmente apresente aos
alunos as obras de Paul Klee, escolha uma delas (sugestão – “O
Prisioneiro” ou “Senecio”).
- Escolhida a obra, façam a
leitura formal (linhas, formas, planos, cores, formas, etc).
- No segundo momento faça a
leitura interpretativa da obra (O que vejo na obra?, O que está
representando, o que me lembra? Qual a mensagem traz a obra, etc).
- Fale sobre o artista Paul Klee,
seu estilo, as cores usadas nas obras, o tipo de pintura, o abuso das
linhas e das formas, etc. Converse sobre as técnicas utilizadas por ele e como
as obras de Paul Klee foram se modificando ao longo de sua carreira.
Mostre que algumas obras são feitas somente com linhas, outras misturam
formas e linhas e outras somente formas. Existem ainda as obras que
mostram pessoas, peixes, casas, o que mostra que Paul Klee foi bastante
eclético e fez obras bastante diferenciadas.
- Fale com as crianças sobre o
Abstracionismo, o que acontecia no Brasil e no mundo na época e o que isso
influenciou Paul Klee.
- Inspirado
na obra escolhida, faça o seu desenho e pinte ou modele conforme as
sugestões acima ou crie outras possibilidades.
- Faça uma
roda de conversa onde cada criança mostrará sua criação e contará o que
aprendeu com o desenvolvimento da atividade, como foi o processo de
criação, quais os novos conteúdos aprendidos e quais os relembrados.
Dicas:
- Para
trabalhar com sucata (garrafas PET) é importante passar duas demãos de
Primer antes de aplicar qualquer tipo de tinta.
- Para
trabalhar sobre a juta é necessário ter a mão bem firme.
- Para
preparar o Papel mache é necessário ir colocando a água aos poucos para
que a massa fique com uma consistência boa para a modelagem.
- Espere
secar muito bem para iniciar a pintura. Nunca pinte com o trabalho ainda
molhado pois o resultado da pintura será com manchas.
- O
guache metálico dá ótimo resultado final. Na embalagem vem 6 cores. Para
obter outras cores é necessário misturar, mas fique atento, sempre coloque
inicialmente a tinta clara e vá adicionando a mais escura bem devagar até
obter o tom desejado.
- Lave
os pincéis, seque e guarde para utilizá-lo na próxima atividade.
- Mexa
bem as tintas antes de abrir.
- Depois
de utilizar as tintas, limpe os bicos ou as bordas e tampe bem.
Observação: Postado no site da Acrilex - www.acrilex.com.br - link "Educadores" - Edição 05
Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga
Arte educadora e pedagoga
Nenhum comentário:
Postar um comentário