domingo, 16 de março de 2014

Ideias Mil - Série: Brincadeiras de criança - Casinhas premiadas

Brincadeiras de criança


Para Vygotsky, o brincar é uma atividade específica da infância em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos. É uma atividade humana criadora, na qual a imaginação, fantasia e realidade interagem na produção de novas possibilidades de interpretação, de expressão, de ação pelas crianças, possibilitando o surgimento de relações sociais com outras crianças e adultos.

Muitos artistas retrataram em suas obras as brincadeiras infantis, entre eles: Pieter Brueguel (1525 / 1569), Hokusai (1760 / 1849), Cândido Portinari (1903 / 1962), Milton Dacosta (1915 / 1988), Ivan Cruz (1947).


02 – Casinhas premiadas



Objetivos da brincadeira: socialização, aprender a ganhar e perder, passatempo, cálculo de direção, cálculo matemático (soma), impulso e pontaria.

Material: materiais recicláveis (rolinhos de papel higiênico), Primer Acrilex, Tinta Guache, Crystal cola, Cola para EVA, EVA, tesoura, Caneta permanente preta, pincel e bolinha de gude.

Modo de fazer:
  1. Corte uma “portinha” no papel higiênico (local onde a bolinha de gude deverá entrar). Pinte todos os rolinhos com Tinta Guache, cada um com uma cor.
  2. Recorte círculos de EVA (várias cores) para fazer os telhados. Faça um corte até o centro, sobreponha as duas pontas e cole. O telhadinho está pronto, é só colar sobre o rolinho de papel higiênico.
  3. Decore os telhadinhos com Crystal cola Acrilex.
  4. Recorte um círculo de EVA e cole na casinha (local onde será pintada a pontuação).
  5. Escreva no círculo quanto vale a casinha. Cada casinha tem uma pontuação diferente.
Como brincar?
  1. Tire no par ou ímpar quem vai começar.
  2. Cada criança receberá 10 bolinhas de gude. A brincadeira consiste em tentar encaixar o maior número de bolinhas de gude nas casinhas.
  3. Vence a brincadeira quem conseguir somar o maior número de pontos.
Obs: Postado no site da Acrilex – www.acrilex.com.br – link “Educadores” – Edição 01

Ivete Raffa
Arte educadora e pedagoga


Nenhum comentário:

Postar um comentário