segunda-feira, 31 de março de 2014

Projeto - A Borboleta e a Lagarta

Projeto - A Borboleta e a Lagarta  - Palavra Cantada


A Borboleta e a Lagarta (Palavra Cantanda)

Lá lá lá, lá, lá, lá vai uma lagarta
Tá tá tá tá sempre a mastigar
Nhac, nhac, nhac como está com fome
Come come come sem parar

Lá,lá,lá lá lá, lá, lá vai borboleta
Tá tá tá tá livre a voar
Flap, flap, flap cor de violeta
Uma flor voando pelo ar

Flap Flap Flap flap Flap Flap flap
Nhac, nhac, nhac, nhac

Será que a borboleta lembra que já foi lagarta?
Será que a lagarta sabe que um dia vai voar?


Uma Lagarta estava com muita fome e começou a procurar comida. Procurou, procurou ...

Comeu, comeu, comeu.... cresceu, engordou, engordou, engordou...

Depois de comer tanto, a Lagarta se fechou e virou uma pupa...

Depois de um bom tempo a pupa se transformou numa linda Borboleta.

A Borboleta começou a voar, voar... e encontrou várias outras Borboletas voando sobre flores.



Atividade: Reler a música “A Borboleta e a Lagarta” através de quadros que traduzem a letra da música.

Objetivos:
a)  Conhecer a música “A Borboleta e Lagarta”, cantarolar e criar quadros plásticos que mostram o ciclo de vida e a transformação da lagarta em borboleta.
b)  Entender o ciclo de vida das borboletas (metamorfose).
c)  Desenvolver a criatividade, a observação, cantar e fazer movimentos corporais.

Textos de apoio:

Palavra Cantada é uma dupla musical infantil formada em 1994 por Paulo Tatit e Sandra Peres. É caracterizada por canções infantis de linhas marcantes, que prezam pela elaboração das letras, arranjos e gravações, com uma poética sensível e respeito à inteligência das crianças.
Os shows da Palavra Cantada tem a música como elemento central, usando sempre os instrumentos e a movimentação de palco como principal elemento cênico. A dupla já produziu mais de 10 discos, ultrapassando a marca total de dois milhões de CDs vendidos, com todos ainda em catálogo até hoje.

"Palavra Cantada"

Ciclo de vida das borboletas
A transformação do ovo em borboletas chama-se metamorfose.
a)    ovo / fase pré-larval 
b)    lagarta 
c)    pupa / que se desenvolve dentro da crisálida 
d)    imago / fase adulta
Os ovos eclodem depois de alguns dias e deles saem as lagartas, que após se alimentarem da casca do ovo, começam a comer as folhas da planta onde se encontram.

A lagarta muda de pele algumas vezes na medida que cresce. O período entre duas mudanças é chamado de instar. A lagarta deixa de se alimentar no último instar, ela fixa-se em um galho e sofre a última mudança, na qual surge a pupa.
Durante a fase da pupa, a lagarta é lentamente transformada em borboleta.
Quando a transformação está completa, a crisálida se abre e a Borboleta sai de seu interior.



Material: Cartolina ou papel cartão para a base, Bloco ECOCORES 21 cores  e Bloco ECOCORES TEXTURA (Novaprint),  papel Kraft, Crystal Cola Jelly (Acrilex), olhinhos móveis, cola branca, tesoura de picotar e tesoura.


Modo de fazer:
a)  Divida a música “A Borboleta e a Lagarta” em partes “cenas”.
b)  Recorte a cartolina ou papel cartão no tamanho A4 (base). Rasgue papel ECOCORES 21 cores em tons de azul e branco e cole sobre a base.
c)  No papel ECOCORES 21 cores verde, recorte com a tesoura de picotar as folhas de amora (comida da lagarta). Faça texturas com Crystal Cola Jelly da Acrilex.
d) Recorte círculos com o papel ECOCORES TEXTURA verde e monte a lagarta nos diferentes quadros.
e) Recorte as flores e as borboletas utilizando o papel ECOCORES 21 cores e ECOCORES TEXTURA. Cole os olhinhos móveis nas lagartas e nas borboletas.
f)     Ao terminar o trabalho, coloque em sequência para montar a música.
Obs: Se quiser, faça a lagarta e a borboleta com o papel ECOCORES TEXTURA, cole um palito de churrasco por trás e utilize como fantoches.


Conteúdos trabalhados: Canto individual e coletivo, movimentos corporais, cores, linhas, formas, proporção, sobreposição, textura, estética e composição.

Técnica trabalhada: Recorte e colagem

Possibilidades de trabalho:
-  Inicialmente coloque a música para que as crianças ouçam. Depois de ouvirem algumas vezes, proponha que cantem junto com o CD.
-  Peça que acompanhem a música cantando e fazendo movimentos corporais.
-  Converse com os alunos sobre as borboletas e o seu ciclo de vida.
-  Proponha que dividam a música em partes. Divida a sala em grupos de acordo com o número de partes que a música foi dividida.
- Distribua cartolinas, papéis ECOCORES 21 cores e ECOCORES TEXTURA, cola, tesoura e Crystal cola e deixe seus alunos criarem os quadros.
-  Coloque os quadros em ordem e peça que cantem a música novamente observando os quadros.
-   No final, peça aos alunos que falem sobre a atividade: pontos positivos e negativos.

Obs: Plano de aula postado no site da Novaprint - www.novaprint.com.br - link "Professores".


Ivete  Raffa
Arte educadora e pedagoga




Nenhum comentário:

Postar um comentário